MATO GROSSO
Governo de MT já executou 83% da construção da ponte sobre o Rio das Mortes
MATO GROSSO
A ponte de concreto localizada sobre o Rio das Mortes, na MT-326, já está com 83% dos seus serviços executados. A previsão é que a estrutura, que tem 483 metros de extensão, seja finalizada no mês de julho.
Muito aguardada por toda a população do Araguaia, a ponte é construída pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). A obra é realizada com recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 52 milhões.
No momento, são executados os serviços de concretagem das aduelas da ponte. Esta ponte é construída pelo método de balanço sucessivo e essas aduelas formarão a estrutura por onde os veículos irão trafegar.
A ponte sobre o Rio das Mortes é fundamental para o desenvolvimento da região do Médio-Araguaia. Ela irá garantir que os moradores de Cocalinho possam se deslocar para outros municípios de Mato Grosso, sem que precisem fazer uso das duas balsas de pequena capacidade, que atualmente são necessárias para a travessia do rio.
Além de permitir a movimentação da população, a região de Cocalinho é uma grande produtora de calcário, minério utilizado pela agricultura para a correção de solo. A construção da ponte irá transformar o Araguaia em uma nova fronteira agrícola do Estado. O trânsito pesado de caminhões acaba por formar grandes filas de espera pela travessia.
“São mais de 500 bitrens que se avolumam para fazer a travessia de balsa”, explica o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira. “Essa obra sempre foi colocada pelo governador Mauro Mendes como prioridade. É uma obra importante que vai diminuir os obstáculos para o crescimento e representar um novo tempo para o Araguaia e Mato Grosso”, completou.
Durante uma visita à obra, o governador Mauro Mendes destacou a importância para o desenvolvimento da região. “Não importa o tamanho da ponte, mas a importância que ela terá para a economia, logística e para diminuir custos e tempo. A ponte do Rio das Mortes vai trazer competitividade e reduzir custos, além de melhorar o fluxo de todas as centenas de caminhões que hoje precisam utilizar a balsa do local. Vai ajudar muito com o desenvolvimento da região do Araguaia”, afirmou.
A Sinfra-MT também está executando a obra de pavimentação da MT-326, para garantir que Cocalinho tenha um acesso por asfalto até Nova Nazaré. Com 112 km de extensão, restam atualmente cerca de 2 km para que a obra seja finalizada.
MATO GROSSO
Deputados aprovam por unanimidade projeto que homenageia pioneiro de Comodoro
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei nº 1295/2025 , de autoria do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que denomina ponte Gercino Rodrigues de Souza a estrutura sobre o Rio Margarida, localizada na rodovia estadual MT-440, em Comodoro.
A proposta apresentada por Moretto tem como objetivo homenagear Gercino Rodrigues de Souza, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento do município e da região Oeste de Mato Grosso.
A iniciativa de Valmir Moretto busca preservar a memória de Gercino e reconhecer a contribuição de cidadãos para a formação e o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses.
História– Nascido em 2 de junho de 1942, em Correntina (BA), Gercino dedicou-se à pecuária e estabeleceu-se em Comodoro na década de 1990, na Gleba Macuco. Durante sua trajetória, colaborou com iniciativas comunitárias, cedeu parte de suas terras para facilitar o acesso ao lugarejo de Alvorada e apoiou ações de capacitação profissional em sua propriedade, em parceria com o Sebrae.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


