CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reinaugura busto do Padre Firmo na Praça da Saúde

Publicados

CUIABÁ


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, reinaugurou, na tarde de sábado (9), o busto do padre Firmo Duarte, um dos ícones religiosos do Estado, na Praça da Saúde. A solenidade integrou a programação de festividades alusivas ao aniversário de 303 anos que seguirá até meados do mês de maio, com entregas de obras pela gestão Emanuel Pinheiro. 

Em nome do Executivo Municipal, o titular da Pasta, Aluízio Leite, reverenciou a trajetória vivida por padre Firmo e o legado deixado em prol da fé e amor ao próximo na capital mato-grossense. “A sua história se confunde com a religiosidade, catolicismo em Cuiabá. Ele conseguiu fazer no carnaval um dos movimentos muito forte dos católicos, o Vinde e Vede que lotava o nosso querido Ginásio Verdão. Ele lotava todas às quartas-feiras na missa de cura e libertação no ginásio São Gonçalo. Mais que isso, ele merece ser homenageado por todos nós cuiabanos”, discursou o gestor. 

Leia Também:  Escola do Legislativo inicia cursos de capacitação para servidores da Câmara

Eliane da Silva Pereira, sobrinha do sacerdote homenageado afirmou que o reconhecimento é traduzido em motivo de honra para a família e contou um pouco da convivência com o tio. “Para nós estar aqui é uma honra, ele foi uma pessoa muito ligada com os parentes, estávamos sempre juntos, um religioso bem fervoroso que levou muita gente para igreja, fazendo com os fiéis participassem bastante, encantando todos ao seu redor”, lembrou. 

A cerimônia contou ainda com a apresentação do corpo musical da Polícia Militar (PMMT), acompanhado de um repertório regional, composto por canções populares, regionais e cristãs.

“É motivo de alegria para nós participar deste momento especial, tocando um pouquinho de tudo, atendendo as diversas faixas etárias de idade. Para nós é sempre um prazer participar de eventos como este, ainda mais homenageando esse grande religioso”, comentou o subtenente Loitero. 

Em novembro do ano passado, a administração atual entregou totalmente revitalizada a Praça da Saúde, localizada em frente ao Colégio Salesiano São Gonçalo, a qual leva o nome do padre, uma justa homenagem ao líder católico que esteve à frente de grandes movimentos, como por exemplo, a criação do Vinde e Vede.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro e primeira-dama lamentam falecimento do ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Escola do Legislativo inicia cursos de capacitação para servidores da Câmara

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA