MATO GROSSO
Exposição Museu de Arte Sacra 3D entra em cartaz neste domingo (10)
MATO GROSSO
Entra em cartaz neste domingo (10.04), às 10h, a Exposição Museu de Arte Sacra 3D. Serão expostas 43 réplicas do acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, acessíveis ao toque e com audiodescrição.
“O projeto tornou-se realidade por meio da campanha de financiamento coletivo ‘Museu de Arte Sacra 3D’, realizada no ano de 2021. Participaram como apoiadores 296 pessoas que, juntas, alcançaram 101% da meta financeira estipulada. Agora é hora de conhecer o resultado desse trabalho tão cuidadosamente elaborado”, destacou Viviene Lozi, coordenadora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
As peças que integram a exposição foram produzidas pelo laboratório de Arquitetura e Urbanismo – lab.au/fablab/UFMT, por meio de um processo conhecido como Manufatura Digital Aditiva ou, como é conhecida mais popularmente, Impressão 3D. O lab.au é uma equipe constituída pelo professor Maurício Oliveira, Amanda Prado (ex-aluna), Karine Pimenta (aluna) e Gustavo Neri (aluno). Todos vinculados ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.
“Começamos o trabalho em maio de 2021, discutindo o grau de complexidade das peças a serem produzidas. Após avaliações que realizamos sobre cada peça, foi acordado pelo grupo que as peças mais complexas seriam as primeiras a serem modeladas, porque tinham maior potencial de retrabalho e, assim, seria importante para reavaliarmos o cronograma, caso fosse necessário. As peças identificadas como de maior complexidade foram três: retábulo barroco; retábulo neoclássico e retábulo rococó. Apenas quando terminamos a produção destas, demos andamento na modelagem de todas as outras”, explica Lozi.
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está aberto ao público de quarta a domingo, das 09h às 17h, com política de meia-entrada e gratuidade.
Um dos aparelhos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, gerido via contrato de gestão, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado na Praça do Seminário – Dom Aquino, em Cuiabá.
Serviço
Estreia da Exposição Museu de Arte Sacra 3D
Dias 10 de abril às 10h
No Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Localizado na Praça do Seminário – Dom Aquino, em Cuiabá
MATO GROSSO
Rodízio de veículos em SP será suspenso no feriado de Corpus Christi
O rodízio de veículos na cidade de São Paulo estará suspenso na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) devido ao feriado de Corpus Christi. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prevê uma redução na circulação de automóveis durante o feriado prolongado.
Durante o Corpus Christi, também deixam de vigorar o Rodízio de Veículos Pesados, Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
Haverá ainda a liberação das faixas exclusivas de ônibus . A Zona Azul, o estacionamento rotativo pago, funcionará conforme a sinalização do local.
-
MATO GROSSO2 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu1 dia atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base


