CUIABÁ

MATO GROSSO

Advocacia esgota vagas de treinamento “Pauta Concentrada” em três dias, novas turmas serão abertas

Publicados

MATO GROSSO


A advocacia de Mato Grosso aderiu ao treinamento “Pauta Concentrada”, capacitação voltada para advogados e advogadas que atuam nos Juizados Especiais. Após três dias do anúncio da abertura das inscrições do curso que será realizado no mês de abril, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que todas as vagas foram preenchidas.
 
Porém, devido à alta procura dos/das profissionais, o curso será reeditado. As datas ainda serão informadas pela Escola dos Servidores do Tribunal de justiça de Mato Grosso (TJMT), responsável por fornecer a plataforma usada pelos(as) participantes.
A Escola Superior da Advocacia (ESA) continua recebendo as inscrições dos interessados e já tem uma lista de espera para as próximas turmas, que devem ser realizadas em maio.
 
O curso não tem custo nenhum para o(a) participante, ocorre por meio de uma parceria celebrada entre o Poder Judiciário, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), OAB-MT, ESA e Comissão de Juizados Especiais da OAB/MT (COJESP).
Treinamento – A capacitação será realizada na modalidade Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma da Escola dos Servidores do TJMT. Em duas horas-aula o instrutor, o mediador do Nupemec, Ubiracy Nogueira Félix, abordará os temas: Principais características da Mediação de Conflitos; Mediador: seu papel, seu perfil e suas habilidades; Relevantes Contribuições do Advogado para a Mediação; A Ética na/da Mediação; Processo e Técnicas de Mediação; e Mediação: um Novo Mercado para a Advocacia.
 
Como participar – Advogados e advogadas interessados em participar da capacitação devem procurar a ESA, situada na Avenida Dr. Mario Cardi Filho S/N – Centro Político Administrativo, em Cuiabá, pelo E-mail escolasuperiordeadvocacia@oabmt.org.br ou telefones (65) 3613-0956 e (65) 3613-0957.
 
Pauta Concentrada – É uma inovação desenvolvida pela coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais de Cuiabá/MT (Cejusc) e juíza do Juizado Especial do Jardim Glória da Comarca de Várzea Grande, Viviane Brito Rebello. Implantado inicialmente nos dois juizados especiais de Várzea Grande e sete de Cuiabá e depois expandida para os Juizados de Rondonópolis, Sinop e Cáceres, o projeto conta com a parceria do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), do Nupemec, do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.
 
 
Abaixo o link de matéria correlata:
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  5ª Vara Criminal de Sinop será instalada na segunda (dia 11)
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  5ª Vara Criminal de Sinop será instalada na segunda (dia 11)

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA