CUIABÁ
Prefeito destaca ações para o fomento do trabalho e qualificação de jovens em Cuiabá
CUIABÁ
Durante a live desta semana, o prefeito Emanuel Pinheiro, destacou os trabalhos realizados pela gestão para o fomento do trabalho e fortalecimento da economia da Capital, por meio das ações do programa Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Como resultado, o chefe do Executivo Municipal citou a pesquisa divulgada na última semana pelo jornal O Estado de São Paulo, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil, que mostra Cuiabá como uma das 10 melhores cidades brasileiras para empreender.
“Cuiabá é 10ª cidade no ranking de melhores cidades para se empreender no país. A pesquisa é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil. Cuiabá, quando eu assumi o mandato estava em 75º lugar. Em 2020, já no meu mandato caiu para 61º lugar. Agora, em 2022, fomos para o 10º lugar. Eu divido esse sucesso com a minha equipe e com toda a população cuiabana. Então, é um motivo de orgulho pois são indicadores de um instituto de respeito nacional que demonstra a conquista de uma gestão e a melhoria na vida do nosso povo”, destacou o prefeito.
“Em cima disso, temos as ações de emprego e renda da nossa cidade. Nós lançamos o programa Pra Frente Cuiabá, integrado a ele estamos criando o Cuiabanco, que já está na Câmara Municipal a Lei, já escolhemos a sede e, em breve, faremos financiamentos para investimentos dos micros e pequenos empreendedores, melhorando a renda e gerando empregos. O Cuiabanco vai fomentar isso, inclusive, pagando os juros daqueles que pegaram o dinheiro emprestado e estiverem com o pagamento em dia. Também temos o Sine da Gente, que rondam os polos da cidade procurando o perfil da encomia local de cada região. Já oferecemos uma gama muito grande de oportunidades, fortalecendo o espírito comunitário. O Sine da Gente está sendo um sucesso absurdo”, acrescentou o gestor.
Pinheiro ainda reforçou que dentro das ações de qualificação, como o programa Qualifica Cuiabá, também devem ser implementadas atividades voltadas aos jovens cuiabanos, colaborando para sua inserção no mercado de trabalho.
“Nós temos o Qualifica Cuiabá, que foi idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, onde qualificamos e certificamos mais de três mil mulheres em várias áreas de atuação, um programa fantástico que fizemos em parceria com o SENAI e agora vamos ampliar lançando uma nova leva do Qualifica Cuiabá, bem como vamos lançar o Qualifica Cuiabá Juventude. Estou muito preocupado, a juventude tem que ter perspectiva e oportunidades, tem que ter prioridade e clareza nas políticas públicas voltadas à juventude. A meta qualificar pelo menos 1 mil jovens por ano nas mais diversas atividades e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. Quero nossos jovens bombando, tendo sua própria renda, progredindo, ajudando a família e ganhando um espaço ainda maior na sociedade. A Prefeitura de Cuiabá tem que ser a propulsora do crescimento e da concretização dos sonhos dos jovens cuiabanos”, concluiu o prefeito.
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA10 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


