CUIABÁ
Stopa recebe homenagem durante a 6ª edição do “Prêmio Cativar”
CUIABÁ
O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, participou na manhã deste sábado (26), da cerimônia de inauguração da creche “Nina Zaque”, moradia “Vila Feliz” para idosos, salas multiusos “Antônio Vidotti” e espaço de lazer “João Batista Turim”. As unidades fazem parte da associação obras sociais Seara de Luz, localizada no bairro Jardim Liberdade.
A creche Nina Zaque é uma parceria com o Ministério Público do Estado (MPMT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT 23ª Região) e a Prefeitura de Cuiabá. O intuito é atender em período integral cerca de 60 crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social, na faixa etária de 1 ano a 3 anos.
“A Prefeitura tem sido parceira dessa entidade séria e responsável que tem se comprometido com as questões sociais. Sem dúvida nenhuma, basta olhar para o espaço e ver o amor e comprometimento da entidade. Essa creche, por exemplo, vai atender um dos bairros mais carentes de Cuiabá. Então, estaremos juntos no que for necessário e fazer parcerias para que seja oferecido um serviço de qualidade”, declarou o prefeito.
A presidente e uma das fundadoras da Seara de Luz, Elione Fátima, também destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Cuiabá. “Essa creche é um sonho que construímos com parceiros de primeira hora. A Prefeitura entrou com uma parceria de cedência de TDIS, que são as pedagogas. Então, para nós é muito importante essa parceria porque nos dar condições de atendermos o maior número de crianças na nossa creche, nessa área carente que necessita de atenção. Então, para nós a Prefeitura é uma parceira necessária”, acrescentou a presidente da Seara de Luz.
Durante a solenidade, foi realizada a 6ª edição do “Prêmio Cativar”, para homenagear colaboradores e parceiros dos projetos sociais que contemplam cerca de 200 famílias ao mês. Ao todo foram homenageadas 158 pessoas físicas e jurídicas, entre elas o prefeito José Roberto Stopa.
Na oportunidade, também foi inaugurada, a primeira ala “Dra. Maria Ângela Gadelha Veras de Souza”, do projeto “Vila Feliz”, que contempla seis moradias com capacidade para abrigar 12 idosos em situação de vulnerabilidade econômica e social. Foi realizado ainda o lançamento de duas pedras fundamentais, para a construção da segunda ala do projeto, que levará o nome de “Juraci Gomes Ribeiro” e do Bosque Amor pela Natureza Luiz Carlos de Barros “PC”.
A Seara de Luz funciona há mais de 20 anos e desenvolve vários projetos sociais, que visa nutrir, capacitar e prestar assistência pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


