CUIABÁ
Defesa Civil promove reunião e debate a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, promoveu a primeira reunião para tratar sobre a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil do Município (NUPDEC). O encontro foi realizado na sede da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM) e contou com a presença de lideranças comunitárias.
A instalação do NUPDEC é prioritária em áreas de risco geológico, sanitário, ambiental, físico, habitacional ou social, E tem por objetivo prevenir desastres e capacitar a comunidade local a dar pronta resposta aos acidentes. A reunião foi realizada no dia 24 de fevereiro.
O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, destaca que a iniciativa também visa fortalecer a parceria com a comunidade com a participação da população nas atividades de proteção e Defesa Civil como voluntários. “Essa foi a primeira reunião para explicar como funciona o Núcleo Comunitário de Defesa Civil para tentar trazer os presidentes de bairros, para que criem dentro de suas comunidades um grupo de pessoas que venha a nos ajudar a proteger essa comunidade. Então, é uma maneira de nós termos os olhos da Defesa Civil dentro da comunidade para ver de perto o que está acontecendo para darmos o devido apoio”, explicou Zanetti.
Para o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM), José Maurício Pereira, a parceria com a Defesa Civil deve garantir apoio à sociedade em situações de risco. “Quando recebemos o convite para reunir o movimento comunitário com a Defesa Civil, para nós significou algo muito importe porque houve um aumento no número de casos de enchentes, desmoronamentos, aparecimentos de animais peçonhentos, enfim, vários problemas que precisamos recorrer a alguém, e a Defesa Civil será uma grande ferramenta de apoio para a sociedade. Vamos transferir isso para 115 associações, levantar um número de voluntários, levar a qualificação e chegar ao objetivo de buscar proteção a sociedade”, pontuou.
A iniciativa também contará com o apoio da Secretaria Adjunta de Governo, de Relações Comunitárias (Sarc), conforme explica o secretário em exercício, Matheus Cabral. “Esse projeto vai ser bom, principalmente para os presidentes de bairro. A Sarc estará levando essas informações aos movimentos comunitários e essa parceria com a sociedade é de extrema importância”, disse o secretário.
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste encerra consulta pública sobre concessão dos serviços de limpeza urbana
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste fortalece apoio ao pequeno produtor e acompanha cultivo de tomate
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura e Sebrae orientam empreendedores sobre participação em compras públicas
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais
-
Rondonópolis6 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura de Diamantino conclui reformas no centro cirúrgico e na cobertura do Hospital Municipal
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis já alcança mais de 71 quilômetros de vias recuperadas com microrrevestimento
-
Rondonópolis7 dias atrásMais de 220 alunos da Rede Municipal concluem atividades do PROERD em Rondonópolis


