CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande notifica empresa de ônibus para garantir 100% da frota circulando

Publicados

VÁRZEA GRANDE


Reforçando que a responsabilidade da Linha 8 que atende aos moradores de bairros e residenciais ao longo da Rodovia Mário Andreazza em Várzea Grande, é do Governo do Estado, que administra essa entre outras linhas no trânsito entre as duas principais cidades de Mato Grosso, através da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados – AGER/MT, o prefeito Kalil Baracat assinalou que a Administração Municipal, vai construir uma solução para o problema que afeta a muitos bairros e pessoas que residem na cidade e trabalham em Cuiabá.

A manifestação do prefeito Kalil Baracat aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, informando que a empresa União Transporte detentora da concessão municipal e do transporte intermunicipal que atende a referida linha em questão que foi alvo de protestos na noite da última quarta-feira, se comprometeu em apresentar soluções emergenciais, além de novos veículos a serem entregues neste ano de 2022.

“A questão é de responsabilidade da AGER/MT, mas queremos participar da solução, pois estamos trabalhando para melhorar a questão do transporte coletivo de massa em várias frentes e as pessoas dependem de um transporte no mínimo eficiente e resolutivo, já que se trata de uma concessão pública, mas onerada por quem a utiliza, ou seja, os passageiros pagam pelo seu uso”, explicou Kalil Baracat.

A tarde, em reunião de secretários municipais, na Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da qual participou o diretor de transportes da empresa, Ricardo Lopes Teixeira, que foi notificado pela Administração Municipal da necessidade da adoção de medidas como o funcionamento de 100% da frota que contempla as 33 linhas municipais, o líder do prefeito, vereador Cleyton Nassarden (Sardinha), o 1º secretário, Bruno Rios e a também vereadora Eucaris Barros, ficou definida a entrega de novos veículos e um redimensionamento nas linhas de atuação municipal, bem como, o reforço nas Linhas Intermunicipais.

Leia Também:  Comunidade de Bonsucesso comemora bicentenário celebrando sua tradição e cultura

Houve ainda compromissos assumidos pela direção da empresa de reparos e condições mínimas de trafegabilidade nos veículos que atendem a cidade de Várzea Grande.

O secretário de Governo, Benedito Figueiredo, assinalou que a Administração Municipal está construindo com o Governo do Estado soluções para o transporte coletivo de massa, mas dentro da realidade local, pois os custos não podem ser alterados de forma abrupta sob pena da população não ter condições de pagar o valor da tarifa.

“Tivemos aumentos de quase 50% no preço do óleo diesel e mesmo assim o valor da tarifa do transporte coletivo não subiu em Várzea Grande, mesmo isto impactando para as empresas e para a administração municipal”, lembrou Benedito Figueiredo.

“A partir desta sexta-feira, 25, a frota de ônibus no município funcionará 100% completa e a partir de março, novos ônibus serão integrados para reforçar as linhas em horário de pico. Com a decisão, não somente a Linha 08 – Jacarandá via Nova Esperança, será implementada com todo o transporte coletivo na cidade”, disse o secretário Breno Gomes.

“Outras demandas que foram apresentadas hoje pelos gestores municipais e vereadores também serão elencadas e retornaremos com um cronograma de execução para atender as demandas. A exemplo da renovação da frota e prazos para conclusão”, disse o representante da empresa União Transportes se comprometendo inclusive em prestar novos esclarecimentos se necessário.

Para os vereadores, Eucaris Barros e Bruno Rios a reunião foi positiva, pois puderam apresentar outras reclamações e demandas da população. “Foi uma reunião proveitosa porque nós fomos até a garagem da União Transportes para fiscalizar os ônibus e verificar como estavam as condições de trafegabilidade deles. Vimos que alguns ônibus realmente estão em más condições. E, hoje em reunião, a empresa nos justificou e explicou os investimentos que serão feitos para beneficiar a população de Várzea Grande. Vale ressaltar que vamos continuar cobrando melhorias, investimentos e mais ônibus para os várzea-grandenses, assim como melhorar o itinerário dos ônibus principalmente nos bairros mais distantes”, declarou Eucaris Barros lembrando ser Várzea Grande uma cidade horizontal com grandes distâncias do centro.

Leia Também:  Secretários de Saúde têm nova reunião de trabalho para alinhar ações

Segundo Bruno Rios, um documento da Câmara de Vereadores será protocolado oficialmente junto à Secretaria de Serviços Públicos. “Isso para termos uma resposta oficial também para prestarmos contas à população. Existe uma necessidade de avanço e melhoria, mas acredito que a União Transporte irá atender essas demandas principalmente com essa parceria entre Poderes Legislativo e Executivo”.

Breno Gomes pontuou durante a reunião os avanços já alcançados na pasta. “Sabemos dos problemas que existem no setor de transporte da cidade, nunca fugimos deles e a partir do pedido do Prefeito marcamos essa reunião para solucionar o impasse. Importante ressaltar o que temos feito pelo setor: nos últimos cinco anos colocamos mais de 40 novos ônibus nas ruas e este ano já cobramos da empresa por novos ônibus também. Esses ônibus já estão comprados e serão entregues neste primeiro semestre ainda. Vamos trocar o sistema do transporte público em Várzea Grande de radial para tronco alimentar, onde a população irá entregar nos bairros. Para isso estamos licitando novos pontos de ônibus e pontos de integração. Assim a população não precisará ir até o Terminal André Maggi para integrar. Uma grande modernização e diminuição no tempo da viagem”, detalhou.

Breno Gomes ainda pontuou a reforma do Terminal André Maggi, que foi construído para atender 22 mil pessoas por dia e atualmente recebe cerca de 90 mil pessoas/dia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Legislativo recebe sindicato da Guarda Municipal e debate pautas da categoria

Publicados

em

Foto: CMVG

O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira, recebeu representantes do Sindicato dos Guardas Municipais da Baixada Cuiabana (SIGUAM) para discutir pautas de interesse da categoria e fortalecer o diálogo entre o Poder Legislativo e os servidores da segurança pública municipal.

Participaram da reunião o presidente do sindicato, Carvalho, além dos guardas municipais Delgado, Haenisch e Cheibel, que apresentaram demandas relacionadas à recomposição salarial, à reestruturação administrativa da secretaria responsável pela Guarda Municipal e a outros temas voltados à valorização dos profissionais.

Durante o encontro, os representantes da categoria tiveram a oportunidade de expor as principais necessidades dos servidores e apresentar sugestões para o fortalecimento da Guarda Municipal. O presidente Wanderley Cerqueira destacou a importância de manter a Câmara aberta ao diálogo com todas as categorias que contribuem para o desenvolvimento do município.

A reunião reforçou o compromisso do Legislativo municipal com a escuta das demandas da população e dos servidores públicos, promovendo um ambiente de respeito institucional e construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelo município.

Os representantes do SIGUAM agradeceram a receptividade da Câmara Municipal e destacaram a importância do espaço de diálogo proporcionado pela Casa de Leis para a apresentação das reivindicações da categoria.

Leia Também:  DAE amplia frota de caminhões-pipas e mantém ritmo de manutenções para reforçar abastecimento  

A Câmara Municipal de Várzea Grande segue à disposição para receber as demandas dos diversos segmentos da sociedade, fortalecendo a participação e o debate democrático em benefício da população varzea-grandense.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA