CUIABÁ

MATO GROSSO

Diretoria do Tribunal de Justiça faz visita técnica a obra do novo Fórum de Várzea Grande

Publicados

MATO GROSSO


A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, acompanhada da vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro e do Corregedor-Geral da Justiça, José Zuquim Nogueira, visitou a obra do novo Fórum de Várzea Grande na manhã desta quarta-feira (23), já em fase final de construção.
 
Na ocasião, os magistrados atestaram a execução de 85% a 90% da obra, prevista para ser finalizada no mês de maio. A construtora executa neste momento os acabamentos, como folhas de vidro, bancadas de inox, instalação de portas, além da estação elevatória de esgoto, que irá interligar a rede do fórum à estação localizada nas proximidades, no bairro Chapéu do Sol.
 
“Estamos muito satisfeitos com a grandiosidade da obra. Ela vai atender as necessidades da comarca. Achei que progrediu muito, apesar dos efeitos da pandemia, houve um avanço que nos deixou muito satisfeitos, as acomodações são saudáveis, modernas. O magistrado vai se sentir bem, o advogado vai se sentir bem, o jurisdicionado vai se sentir bem, ou seja, é um lugar que realmente vai trazer qualidade de vida e de trabalho”, pontuou a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
O corregedor-geral da justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, enfatizou a satisfação com a obra, de modo que “é uma obra que vem atender a contento, proporcionando mais qualidade do trabalho a ser desenvolvido. O que me chamou a atenção foi que tiveram uma atenção especial à luminosidade e ventilação, isso vai trazer economia e bem-estar para aqueles que estarão aqui no dia a dia”.
 
A inauguração e entrega oficial do fórum para a população está prevista para os próximos 120 dias.
 
“É uma obra moderna, muito boa, excelente, que vai atender as necessidades de todos, tanto magistrados, servidores e, principalmente, dos cidadãos que vão poder estar em um prédio que atende as necessidades de todos. Os espaços com janelas, ventilação e aproveitamento da energia são coisas muito importantes, que vão trazer economia e bem-estar”, constatou a vice-presidente, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
Estrutura – O futuro fórum de Várzea Grande está sendo construído no bairro Chapéu do Sol e foi projetado com 21.394 metros quadrados de área construída, divididos em três pavimentos (subsolo, térreo e superior) para abrigar 22 Varas, além do Tribunal do Júri. A área de estacionamento para servidores e público externo contém 260 vagas, elevadores e rampas, sistema de reutilização de água e sistema de tratamento de esgoto próprio – conforme determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que tange à acessibilidade e à sustentabilidade.
 
 
O novo espaço físico além de mais amplo, traz melhorias que o fórum atual não consegue receber por conta da falta de espaço e da idade que a edificação tem. Dentre elas, está a construção de acesso restrito para que a carceragem se dirija às salas de audiência, de forma individualizada.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitos aderem à gestão consorciada dos resíduos sólidos
Propaganda

MATO GROSSO

Corpus Christi terá celebrações religiosas, lazer e atrações turísticas na capital

Publicados

em

Os cuiabanos que permanecerem na capital durante o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4), poderão aproveitar espaços de lazer e pontos turísticos abertos ao público. O Aquário Municipal, o Museu do Rio, os parques municipais e as celebrações religiosas integram a programação disponível para a população.

Conforme o Decreto nº 11.585/2025, que estabelece os feriados reconhecidos pelo município em 2026, os serviços considerados essenciais serão mantidos normalmente durante o feriado. Entre eles estão a coleta de lixo, a manutenção e distribuição de água, a Defesa Civil e os serviços de fiscalização e orientação do trânsito.

Na área da saúde, funcionarão em regime de plantão 24 horas as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil (CMI), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito.

Por outro lado, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não realizarão atendimentos durante o feriado. Os serviços serão retomados no próximo dia útil.

Entre os atrativos turísticos, o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço preserva a história da antiga Cuiabá e abriga diversas espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. O complexo funciona regularmente de terça a domingo, fechando apenas às segundas-feiras para manutenção.

Leia Também:  Arena Pantanal será palco do Festival de Futebol das Crianças no dia 15 de outubro

Já o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, terá horário especial de funcionamento. Os boxes estarão abertos das 5h às 13h, e as lanchonetes atenderão até as 16h. O local é uma das principais referências da gastronomia regional, oferecendo desde o tradicional bolo de arroz até pratos típicos como ventrecha de peixe, farofa de banana e Maria Isabel.

Entre as opções ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 4h às 22h durante o feriado. O Parque das Águas também estará aberto normalmente, das 5h às 23h. Além das áreas de convivência e caminhada, os visitantes poderão conhecer o túnel das águas e acompanhar os testes da fonte luminosa, que antecedem a retomada do tradicional Show das Águas.

O expediente na Prefeitura de Cuiabá e nos demais órgãos da administração municipal será retomado normalmente na sexta-feira (5), a partir das 8h.

A Arquidiocese de Cuiabá também divulgou a programação para o feriado de Corpus Christi. Além das missas e procissões, a confecção dos tradicionais tapetes coloridos nas ruas e comunidades reforça uma das mais importantes manifestações da fé católica.

Leia Também:  Setasc oferece serviços de cidadania e palestras durante a 1ª Confraternização dos Povos Indígenas Xavantes

A programação central da Arquidiocese de Cuiabá será realizada no Ginásio São Gonçalo. A acolhida dos participantes está prevista para as 14h30, seguida do Cenáculo Mariano, às 15h. A Santa Missa será celebrada às 16h e, na sequência, os fiéis seguirão em procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A celebração será presidida pelo administrador arquidiocesano, padre Deusdedit Monge.

Diversas paróquias da capital também mantêm a tradição da confecção dos tapetes. Na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, no bairro Novo Terceiro, os trabalhos começam na quarta-feira (3), em duas comunidades. A Paróquia São José Operário, no bairro Dom Aquino, também realizará a ornamentação das ruas na véspera da procissão. Já a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito seguirá com a tradição que, anualmente, mobiliza os fiéis na preparação do caminho por onde passará o Santíssimo Sacramento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA