MATO GROSSO
Grupo criminoso que invadiu chácara e roubou veículos é preso em flagrante em VG
MATO GROSSO
Quatro criminosos foram presos em flagrante pela Polícia Civil por roubo majorado cometido em uma chácara, no domingo (20.02), na região do Capão do Pequi, em Várzea Grande. O grupo criminoso invadiu a propriedade na tarde do domingo e sob extrema violência rendeu 13 familiares e amigos que estavam no local.
Armados, os suspeitos ameaçaram os moradores da propriedade e encostaram uma pistola contra a cabeça de uma criança. Os assaltantes roubaram pertences das vítimas, como dinheiro, joias, aparelhos celulares, caixa de ferramentas e equipamentos e três veículos que estavam na chácara (um Renault Logan, um Toyota Corolla e um Honda WR).
Antes de fugir, o grupo comeu carne e doces e debochou tirando fotos. Eles ameaçaram novamente as vítimas, as filmando, caso fossem reconhecidos na polícia.
Investigação
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (DERF) iniciou a apuração sobre o roubo e chegou à identificação de quatro, dos cinco criminosos que invadiram a chácara. Os quatro identificados já vinham sendo investigados pela unidade especializada por um roubo a uma loja de peças, no centro da cidade, ocorrido na semana passada.
.jpeg)
Depois de diligências contínuas, os investigadores da Derf conseguiram localizar os suspeitos, que integram uma facção criminosa. Presos em flagrante, os quatro confessaram a autoria do crime e informaram que a execução do roubo foi dividida em funções entre eles. Dois ficaram responsáveis pelas armas, transporte, guarda dos materiais roubados e adulteração dos veículos roubados e outros dois foram os executores diretos do crime – ficaram responsáveis por invadir a chácara e render as vítimas.
A equipe da Derf apurou ainda que o grupo agiu para cometer o roubo à chácara junto com outros três comparsas que estão entre os envolvidos em um confronto com uma equipe da Polícia Militar, na noite desta segunda-feira, no bairro Altos da Serra, em Cuiabá, quando quatro foram a óbito.
Apreensões
Nas buscas em residências dos suspeitos, os policiais civis localizaram parte dos objetos roubados e um dos carros das vítimas.
Em uma das casas foram encontradas parte das joias levadas do mostruário de uma das vítimas, além de um aparelho celular, mochila e boné. Foram apreendidos ainda 51 tabletes de maconha. Ele estava utilizando um dos celulares roubados para extorquir as vítimas, exigindo dinheiro e dizendo que se pagassem, eles iriam abandonar os veículos. Esse suspeito foi preso em janeiro por tráfico de drogas e, após audiência de custódia da Justiça, foi colocado em monitoramento eletrônico com tornozeleira, mas a deixou descarregar.

Na casa de outro criminoso, a equipe da Derf apreendeu parte das ferramentas roubadas, uma espingarda calibre 12 e uma das cinco pistolas usadas no roubo. Também foram encontradas munições de calibres 380, 38, 9mm e 12.
Em outro local, os investigadores localizaram um dos envolvidos e ao pedir sua documentação pessoal apresentou à equipe uma identidade falsa, com a foto dele, mas o nome de outra pessoa. Na casa foi apreendida mais uma pistola calibre 9mm empregada no roubo, com as munições intactas, e o Renault Logan levado das vítimas, que já estava com a placa adulterada. Ao realizar consulta no sistema nacional de mandados de prisão, foi constatado um mandado de prisão preventiva em aberto decretado pela Justiça da Paraíba.
Autuações
Os quatro foram autuados pela delegada Elaine Fernandes pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, roubo majorado, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, resistência, uso de documento falso, falsa identidade, falsificação de documento público e falsidade ideológica.
Dois dos presos estavam em liberdade condicional mediante o uso de tornozeleira eletrônica, porém, os equipamentos estavam desligados.
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


