CUIABÁ
‘Qualifica mais Progredir’ conta com mais de 360 inscritos; aulas irão começar em março
CUIABÁ
Mais de 360 pessoas se inscreveram no curso ‘Qualifica mais Progredir’ – Microempreendedorismo Individual (MEI). A ação é voltada ao atendimento de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e os beneficiários e familiares do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).
A primeira etapa da ação será iniciada em março e atenderá 260 inscritos. As pessoas que não forem atendidas ficarão no cadastro de reserva e poderão ser acionadas em caso de desistência ou para as turmas da 2ª etapa, com data de início prevista para agosto desse ano.
A Prefeitura de Cuiabá é parceira do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT (Campus Cuiabá- Coronel Octayde Jorge da Silva) e a Câmara Municipal de Vereadores.
No município, os cursos serão desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
As aulas serão ministradas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT (Campus Cuiabá- Cel. Octayde Jorge da Silva), 100% presenciais, três vezes por semana, no período noturno. Os alunos receberão todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação).
Ao aluno que garantir 75% de presença, no final de cada mês será entregue uma cesta básica completa.
“Essa parceria com o IFMT vem ao encontro das premissas da gestão Emanuel Pinheiro, de proporcionar o acesso à qualificação profissional desse público, oportunizando uma vaga no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Estamos satisfeitos com tamanha adesão ao curso”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
“O curso de Microempreendedor Individual, que tem como público alvo os beneficiários do Bolsa Família, tem como proposta central a inclusão de seus participantes ao mundo do trabalho, sendo um grande passo para a ampliação das oportunidades profissionais e pessoais de todos os envolvidos”, acrescentou a coordenadora adjunta do Programa no IFMT- Campus Cuiabá, professora Eloisa Azeredo.
As aulas serão desenvolvidas e pautadas por atividades sobre controle financeiro; orientação para acesso ao crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo; orientações para formalização do MEI.
O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- Campus Cuiabá Cel.Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.
Mais informações pelos telefones (65) 99624-2488(celular e WhatsApp) ou através do e-mail- qualificaprogredir.cba.ifmt.edu.br.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


