CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretaria de Segurança Pública deflagra Operação Integrada em Nova Mutum

Publicados

MATO GROSSO


A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), por meio da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 14 de Nova Mutum (242 km de Cuiabá), deflagrou na manhã desta quinta-feira (17.02) a Operação Integrada Risp 14, para atuar na prevenção contra os crimes de roubos, homicídios, furtos e tráfico de drogas. 

A ação, que ocorre até o dia 13 de março, conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

De acordo com a tenente-coronel PM do 14° Comando Regional, Cláudia Regina Soares, a operação será realizada também nos municípios de São José do Rio Claro, Diamantino, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Itanhangá e região. 

“É a primeira Operação Integrada da Risp 14 neste ano com as forças de segurança do Estado com objetivo de inibir diversos crimes em boa parte da região médio-norte”, afirma.

A delegada da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum, Angelina de Andrade Ferreira, ressaltou a importância da operação na prevenção e repreensão de crimes, devolvendo à população a sensação de segurança na região.  

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar controla incêndio em ônibus escolar

“A operação demonstra a força da segurança, reforçando o combate, a prevenção e repressão de crimes de roubo, homicídios, furtos e tráficos de drogas. Temos todo o efetivo empregado, desde a Delegacia da Mulher, a Derf, além do expediente temos quatro policiais empregados, com nossas cinco viaturas”, pontuou. 

O coordenador de Operações Integradas, tenente-coronel PM Marcus Vinícius Akira, destacou o início da operação no município e comentou sobre os índices positivos que Mato Grosso vem apresentando. 

“Iniciamos a Operação Integrada em Mato Grosso com as forças componentes da Risp 14. O Estado já vem apresentando excelentes dados com relação a diminuição de diversos índices criminais e isso é fruto tanto de investimento tecnológico, como na qualificação profissional e o comprometimento dos serviços que compõem as forças de segurança”.

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Talles Emanoel, enfatizou a parceria das forças de segurança e o empenho dos bombeiros na operação. 

“O CBM juntamente com as forças de segurança pública tem como principal objetivo garantir a segurança da população e resgatar esse sentimento de segurança. Os Bombeiros vão trabalhar na prevenção contra acidentes, incêndios e pânico. Nas cinco companhias vamos demandar com efetivo de cinco militares por dia, serão duas viaturas que estarão trabalhando diuturnamente”, destacou o bombeiro militar.

Leia Também:  Fórum começa com discussão sobre a importância do esporte na escola
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Pesca em rios de divisa em Mato Grosso está liberada a partir desta quinta-feira (29)

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA