CUIABÁ

MATO GROSSO

Ampara realiza evento para fortalecer adoção em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO


A Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) parceira da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso está promovendo o Projeto Fortalecer que pretende realizar este ano, sete encontros on-line de nivelamento de conhecimentos e atualização de temas ligados à adoção. Oportunidade destinada à Rede de Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária de crianças e adolescentes. O primeiro encontro foi realizado na tarde de hoje (terça-feira, 16/2), às 16h. O tema é Direito à Convivência familiar e comunitária e será ministrado pelo juiz de Mato Grosso do Sul, Fernando Moreira. Além de juízes, promotores, defensores e seus assessores, procuradores municipais, conselheiros municipais, equipe psicossocial e interessados na temática são aguardados. Clique no link e faça sua inscrição.
 
O juiz Fernando Moreira é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É vice-presidente da Comissão Nacional de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), além de professor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul e de Cursos de Especialização em universidades brasileiras e estrangeiras. 
 
A participação dá direito ao certificado. Para participar basta clicar no link já informado, selecionar a quantidade de ingressos que deseja, clicar em continuar (em verde), preencher os dados e concluir. Você receberá um e-mail com os convites e explicações para acessar a sala virtual. O aplicativo Zoom deve ser baixado antes. Os links chegam no mesmo e-mail. A organizadora faz uma recomendação. Só acessar o link 15 minutos antes do início de cada palestra. Em Mato Grosso elas sempre começarão às 16h. “O sistema que será utilizado é o Sympla. Ela requer alguma atenção, mas é simples e seguro. Queremos fortalecer a Rede em todos os Polos para conversar sobre o que é melhor para crianças e adolescentes. Precisamos uniformizar os conhecimentos e por isso é muito importante que os principais atores já informados participem”, explicou a assistente social da Ampara, Eliacir Pedrosa.

Confira a continuidade da programação:
• 09/03 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Jota Conceição (Filósofo)
• 23/03 – Acolhimento Familiar – Neusa Cerutti (Assistente Social)
• 06/04 – A Prática do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – Sávio Bittencourt (Procurador de Justiça)
• 20/04 – Institucionalização de Crianças e Adolescentes – Luiz Schettini (Psicólogo)
• 04/05 – Atitudes Estratégicas para Fortalecer os Vínculos Familiares – Eliacir Pedrosa (Assistente Social)
• 24/05 – Grupo de Apoio à Adoção – Lindacir Rocha (Advogada)
 
O Projeto Fortalecer pretende atuar nos 11 Polos Judiciais do Estado de Mato Grosso, abrangendo todos os municípios.
 
Objetivos: capacitar a Rede de Núcleos Regionais por meio de Encontros que orientem o Trabalho Social com Famílias, especialmente na intercessão entre política social, serviços sociais, trabalho em serviços, família e sociedade. Alcançar fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Construir uma relação de confiança; ajudar as famílias a identificar mudanças desejáveis para as suas vidas; identificar elementos que podem bloquear ou sustentar o desenvolvimento das mudanças desejadas; ajudar as famílias a mudar sua interação com os elementos limitadores e ou potencializar a interação com os elementos de suporte para viver as vidas desejáveis e ajudar a desenvolver redes para apoiar construção/edificação das vidas desejáveis.
 
A AMPARA é uma organização sem fins lucrativos, formada por voluntários e técnicos, com o objetivo de promover ações para o cumprimento do Direito infanto-juvenil, em especial o direito à convivência familiar e comunitária. Ela trabalha para reduzir o número de crianças e adolescentes acolhidos e encaminhar a famílias adotivas, além dos que sofrem os mais variados tipos de violência, e, por conseguinte, deseja contribuir com estratégias que visam potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção, socialização e autonomia.
 
Ranniery Queiroz
 
Assessor de Imprensa da CGJ/MT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil prende três pessoas, apreende adolescente e fecha ponto de venda de drogas
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Comissão de Soluções Fundiárias realiza visita técnica em gleba de Jaciara e cadastra 190 famílias

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Projeto Namoro Legal: Comarca de Pedra Preta inicia atividades com estudantes do município

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA