CUIABÁ

MATO GROSSO

Cáceres acata orientações do MPMT sobre vacinação de crianças

Publicados

MATO GROSSO


O Município de Cáceres (a 225km de Cuiabá) acatou a recomendação da 1ª Promotoria de Justiça Cível da comarca, referente à vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes. Em ofício encaminhado ao Ministério Público, a Prefeitura informou que 2.525 crianças de cinco a 11 anos foram imunizadas com a primeira dose da vacina (entre Pfizer Pediátrica e CoronaVac), até o dia 9 de fevereiro. Além disso, encaminhou o cronograma de vacinação e a realização de campanhas como Dia D e de sensibilização de pais e professores sobre a importância da imunização. 

Conforme informado pelo Município, a vacinação infantil teve início em 19 de janeiro, após o recebimento das doses e notas técnicas autorizando a imunização de crianças. “A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres adotou medidas para que as crianças e adolescentes classificadas como grupo prioritário (comorbidades e crianças com deficiências graves e permanentes), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, fossem vacinadas com as primeiras remessas de vacinas recebidas. Utilizamos o modo de agendamento para receber o imunizante infantil, a fim de evitar aglomerações”, consta na resposta encaminhada ao MPMT pela secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo e Silva. 

Leia Também:  Hospitais estaduais suspendem visitas a pacientes internados para prevenção à Covid-19 e Influenza

A notificação recomendatória foi expedida pelo promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére à Prefeita Municipal e às secretárias municipais de Saúde e Educação de Cáceres. O Ministério Público orientou que adotassem imediatamente as medidas necessárias para que a vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes observe o critério de prioridade estabelecido na Lei nº 14.124/21, que dispõe sobre as medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas e de insumos. 

Recomendou ainda que fosse elaborado “cronograma completo de vacinação de crianças e adolescentes, devidamente acompanhado de ações massivas de conscientização direcionadas a pais e responsáveis, acerca da importância da imunização, visando o combate, inclusive, a futuro abandono vacinal”, bem como que fosse “viabilizada a presença de profissionais da área da saúde durante a reunião inaugural do ano letivo, com pais e responsáveis, para lhes ministrar esclarecimentos a respeito da relevância da vacinação”.

Foto: Prefeitura Municipal. 

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Matrículas 2027 da Rede Estadual estão abertas e terminam no dia 16 de outubro

Publicados

em

Assessoria/SEDUC-MT

A solicitação de vagas para o ano letivo de 2027 na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso está aberta e pode ser feita até o dia 16 de outubro. Em Cuiabá, o prazo começou na segunda-feira (5.10), enquanto nos demais municípios do Estado teve início na terça-feira (6.10).

O pedido pode ser realizado pelo Portal Matrícula Web, disponível pela internet, ou presencialmente nas unidades de ensino que não utilizam a plataforma digital – clique aqui para acessar o portal.

Para o próximo ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê a oferta de mais de 55 mil vagas em toda a Rede Estadual, sendo cerca de 13 mil em Cuiabá.

Quem precisa solicitar

O procedimento é voltado principalmente para estudantes que ainda não estão matriculados na escola estadual escolhida, incluindo novos alunos, estudantes que abandonaram os estudos e aqueles que pretendem mudar de unidade dentro da própria Rede Estadual.

Após a solicitação, pais ou responsáveis deverão realizar a confirmação da matrícula entre 18 de dezembro de 2026 e 8 de janeiro de 2027.

Leia Também:  Conselheiro Sérgio Ricardo quer TCE-MT liderando debate sobre instalação de hidrelétricas no Rio Cuiabá

A documentação poderá ser enviada pelo sistema ou apresentada presencialmente na escola, conforme a modalidade de atendimento adotada pela unidade.

Documentos necessários

Entre os documentos que poderão ser exigidos estão:

  • Histórico escolar ou atestado de transferência;
  • RG e CPF do estudante e do responsável;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Documento com informação sobre o tipo sanguíneo;
  • Cartão de vacinação atualizado;
  • Atestado oftalmológico ou avaliação de optometria, no caso de estudantes do Ensino Fundamental.

Dependendo da situação do aluno, também poderão ser solicitados documentos relacionados ao atendimento da Educação Especial, termo de guarda, comprovante de inscrição no CadÚnico e autorizações para tratamento de dados pessoais e uso de imagem e voz.

Como solicitar

A solicitação pode ser feita pelo Portal Matrícula Web, no endereço matricula.seduc.mt.gov.br. O atendimento presencial também está disponível nas escolas que não utilizam a plataforma.

O prazo para solicitar uma vaga termina em 16 de outubro, tanto em Cuiabá quanto nos demais municípios de Mato Grosso.

Em caso de dúvidas, a Seduc disponibiliza o telefone 0800 065 1717.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA