POLÍCIA
Tenente-coronel Hender Ulisses da Silva assume comando do 24º Batalhão da Polícia Militar em Cuiabá
POLÍCIA
O novo comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Hender Ulisses da Silva, assumiu sua função em solenidade de transmissão de comando, realizada na manhã desta quinta-feira (10.02), em Cuiabá. O tenente-coronel Óttoni César Castro Soares transmitiu a função de comandante do Batalhão.
Após passar um ano comandando a unidade, o tenente-coronel Óttoni passa a se dedicar totalmente ao comando do 6º Comando Regional, sediado na cidade de Cáceres. Em seu discurso de despedida, agradeceu a todo o apoio dos policiais militares do batalhão e a comunidade atendida pelo 24º BPM, e celebrou a redução dos principais índices criminais no período em que comandou a unidade, como a diminuição em 57% dos casos de homicídios e 40% de redução dos casos de violência doméstica.
“Agradeço a Deus, por permitir que eu esteja aqui, a toda a minha família, ao comandante-geral da PM, Jonildo José de Assis, a tropa do 24º Batalhão e a todos aqueles que acreditaram em nossas ideias e projetos”, agradeceu o tenente-coronel, que também desejou sucesso ao novo comandante da unidade.
O comandante de Estado-Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Wilker Soares Sodré, que presidiu a solenidade, agradeceu ao tenente-coronel Óttoni pelo serviço prestado à frente do comando do 24º BPM e deu boas-vindas ao tenente-coronel Hender, desejando sucesso ao novo comandante do Batalhão.
O tenente-coronel Hender Ulisses da Silva, tem 44 anos de idade, sendo 25 deles dedicados à Polícia Militar e assume o comando do 24º BPM, após cinco anos à frente da 6º Companhia Independente da PM, em Poconé. O tenente-coronel graduou-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Costa Verde, em 1999, e possui especialização em “Política Estratégica e Desenvolvimento Regional”, no ano de 2019. Além de comandar a 6º Cia Independente da PM, também esteve à frente da 8º Companhia Independente da PM, em Campo Verde, no ano de 2015.
POLÍCIA
Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande
Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.
Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.
As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.
Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.
Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.
A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.
Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.
Vítima havia denunciado ameaças
Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.
De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.
Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.
Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.
Prisão preventiva
Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.
Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.
Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO6 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO6 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES4 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA20 horas atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana


